28 de Novembro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Campanha alerta sobre casos de sífilis e perigos da transmissão em gestantes

"Outubro Verde" terá ações para evidenciar a importância do diagnóstico



O Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã realiza a campanha do "Outubro Verde", com o objetivo de promover ações para conscientizar a população sobre o combate à sífilis e à sífilis congênita.

Junto à campanha do "Outubro Rosa", as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Saúde da Família (USF) farão a solicitação do exame sorológico (VDRL) nos atendimentos deste mês. 

O Laboratório Municipal realiza de forma gratuita o exame. Além disso, três unidades de saúde do município fazem o teste rápido para triagem da doença - Ambulatório de Moléstias Infecciosas, Centro de Saúde e UBS da Vila Formosa.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem uso de preservativo com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. Para a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti, é comum as pessoas sentirem vergonha de procurar um atendimento relacionado às doenças sexualmente transmissíveis.

"Precisamos lembrar que a sífilis é uma doença extremamente antiga e o número de casos vêm aumentando nos últimos anos. É difícil procurarmos uma unidade de saúde quando são doenças que tratam da nossa intimidade e sexualidade. A gente sabe que não é fácil falarmos, mas é necessário. Por isso, os exames são oferecidos durante todo o ano e não somente no mês de outubro".

A coordenadora também faz um alerta sobre os sintomas da sífilis, visto que a doença possui três estágios, sendo dois deles com sintomatologia específica, que podem não ser perceptíveis para a população. 

"É uma doença que muitas vezes se passa silenciosamente. Tem uma fase de latência onde não há sintomas, e aí a pessoa acha que não está contaminada. Por isso a importância de estar realizando testes, mesmo sem apresentar sintomas." 

O Ambulatório de Moléstias Infecciosas planeja para este mês a coleta de sangue em algumas empresas e faculdades do município. Quem tiver interesse em realizar a ação em seu local de trabalho pode entrar em contato com o ambulatório pelo telefone (14) 3491-5640.
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM