04 de Dezembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Criança de 4 anos é o primeiro caso de leishmaniose em Tupã neste ano

Criança está internada no Hospital das Clínicas de Marília

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta quinta-feira (9) o primeiro caso de leishmaniose visceral em humano neste ano em Tupã.

O paciente é uma criança de 4 anos, pertencente à Unidade de Saúde de Família-S (USF-S).

A criança apresentou quadro de febre e dores abdominais e foi encaminhada nesta segunda-feira (6) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde a equipe médica constatou suspeita de leishmaniose e encaminhou a paciente à Santa Casa de Tupã.

A criança foi transferida posteriormente ao Hospital das Clínicas, na cidade de Marília, onde
está em tratamento e apresentando quadro estável.

Para evitar a disseminação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde, através da USF-S e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia ainda nesta quinta-feira os trabalhos de bloqueio e controle, através de ações de busca ativa a fim de detectar eventuais novos casos da doença.

A Secretaria da Saúde pede ainda que a população redobre a atenção para os sintomas da leishmaniose em humanos, como febre arrastada, anemia, emagrecimento e alerta que os casos suspeitos devem ser encaminhados o quanto antes à unidade de saúde mais próxima. É importante ressaltar ainda que o município conta com o teste rápido no Laboratório Municipal, que pode ser realizado, seguindo protocolo do Ministério da Saúde.

Redação Tupacity/Com informações Assessoria
+ VEJA TAMBÉM