04 de Junho de 2020
15º/27º
NOTÍCIAS » SAÚDE

DENGUE: casos da doença tiveram queda de 50% no mês de abril no município

Até a tarde da última quinta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde havia confirmado 492 casos em Tupã.

Além do coronavírus, outra doença que preocupa os tupãenses é a dengue. Até a tarde da última quinta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde havia confirmado 492 casos em Tupã. Vale lembrar, porém, que no mês de abril a transmissão da doença apresentou queda de 50% em relação ao mês de março.

Segundo dados do Departamento de Endemias, no mês de janeiro foram confirmados em Tupã 46 casos; fevereiro, 169 casos; março, 185; e abril, 92. A Prefeitura de Tupã ainda espera o resultado de outros 11 casos suspeitos.

Após polêmica gerada no ano passado com a empresa Bayer, fornecedora do inseticida Malation, a Prefeitura de Tupã alterou o produto utilizado para realizar as nebulizações. "Estamos usando o produto Cielo, de uma empresa americana”, disse Marco Antônio de Barros, diretor do Departamento de Endemias.

Nos últimos 11 dias de trabalho, as equipes nebulizaram 3.104 imóveis localizados nos conjuntos "Jammil Dualibi”, "Papa João Paulo II”, Nova Tupã, Cohab-Cris, Jardim Unesp I e II, Parque Kennedy, Alto Sumaré, Parque Ipiranga, Vila Romana e dois setores da região central.

A terceira etapa dos trabalhos acontecerá nesta semana, nas proximidades do Bairro Tupã Mirim, encerrando as nebulizações na região Leste. De acordo com o cronograma, os serviços seguirão para a região Sul, na Vila Independência e Jardim Paulista.

Barros explicou que o novo trabalho de combate à dengue acontece desde o mês de junho do ano passado. "Estamos com muito planejamento e organização e resultados com avaliação criteriosa, para que possamos dar uma condição de bem-estar para a população em relação ao ‘Aedes’”, afirmou.

Barros destacou que, atualmente, o município apresenta baixa infestação. Ainda encontramos alguns focos. Pedimos para a população colaborar, para que possamos reduzir a zero a infestação do ‘Aedes’ em Tupã”, acrescentou.

Segundo cálculos do setor, a previsão é zerar a transmissão de dengue em Tupã ainda neste mês de maio.

Equipes da saúde seguem realizando nebulizações nos bairros da cidade.
Equipes da saúde seguem realizando nebulizações nos bairros da cidade.



DAdos da dengue no município nos primeiros meses deste ano.


Diário de Tupã
+ VEJA TAMBÉM