16 de Setembro de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Idosos de 60 a 62 anos receberão 2ª dose na próxima semana

Prefeitura reforça importância da conclusão do esquema vacinal

Na próxima segunda-feira (26) os idosos imunizados aos 62 anos receberão a segunda dose que protege contra os efeitos graves da covid-19. Na terça-feira (27) será a vez da população de 60 ou 61 anos concluir o esquema vacinal.

Ambos os drive-thrus atenderão das 8h às 16h, e basta apresentar o CPF e o comprovante de recebimento da primeira dose da Oxford/ AstraZeneca. De acordo com a diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, em Tupã está mantida administração da segunda dose 12 semanas após a primeira.



"Muitos relatam reações adversas à essa vacina, mas em comparação com a primeira dose, os efeitos são mais leves e menos frequentes. Caso a pessoa sinta alguma coisa depois, recomenda-se tomar analgésicos ou antitérmicos. E 15 dias após essa nova aplicação, os anticorpos terão os níveis adequados de proteção", explicou.

Como todas as vacinas em uso para contra o coronavírus são recentes, ainda não há determinação da duração da resposta imune. E mesmo completamente vacinado, a pessoa pode ser infectada pelo vírus e transmitir a doença para outras pessoas.

O secretário de saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressalta ser indispensável continuar usando máscara, respeitar o distanciamento social e manter as medidas de higiene amplamente preconizadas.

"A AstraZeneca possui um adenovírus não-replicante, isso significa que o vírus está 'vivo' mas é inofensivo e não pode se multiplicar. Por isso, ao receber a vacina, o organismo identifica o intruso e projeta carga máxima de defesa, o que explica os índices de reações adversas como febre, calafrios e dores no corpo. As pessoas tem que ter em mente o custo-benefício disso, porque esses sintomas são passageiros, enquanto que a imunização será de até 93%".
Prefeitura
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM