05 de Fevereiro de 2023
20º/30º
Notícias - Saúde

Laboratório Municipal realizou mais de 268 mil exames em 2022

Demanda pelos serviços de diagnóstico cresceu 33% se comparada com 2021

Laboratório Municipal realizou mais de 268 mil exames em 2022 (Foto/ Prefeitura de Tupã)
Laboratório Municipal realizou mais de 268 mil exames em 2022 (Foto/ Prefeitura de Tupã)


O Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Tupã fechou o ano de 2022 com 268.496 exames realizados. Foram 67.330 diagnósticos a mais (33%) quando comparados ao total de 2021. Para a Secretaria de Saúde, foi possível atingir este número graças à qualidade dos equipamentos e a rigidez no cumprimento dos protocolos de atendimento por parte dos profissionais que atuam no local.

O mês com maior procura pelos serviços foi agosto, com 26.894 exames entregues. O assessor Especial de Análises Clínicas, Edi Carlos Iacida, explica que a rotina da unidade é otimizada por um esquema de triagem inicial e, após coleta ou entrega do material, o paciente recebe uma chave numérica para gerar o resultado online. 

"Todo cidadão é identificado no sistema informatizado por um código de barras. Dessa forma, as amostras são mais bem controladas a cada nova análise, sem chances de confusão ou erro humano", Iacida afirma ainda que a chave é levada impressa e possibilita emitir pelo computador ou celular um PDF com o laudo laboratorial completo.

Além do levantamento geral de exames de sangue, secreções, urina e fezes (bioquímica, hemoglobina glico, hematologia /coagulação, urinalise /parasitologia, microbiologia, imuno/sorologia, covid) a equipe do Laboratório apresentou balanço de requisições feitas em 2022. Foram 52.938 pedidos individuais por exames, contra os 36.106 feitos em 2021. 

"O número de pedidos é inferior ao montante de exames entregues porque os médicos solicitam em média cinco tipos diferentes de avaliação laboratorial por paciente. E neste caso, fizemos um atendimento 46% maior do que em 2021", comenta o Secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Sobre a agilidade e competência dos funcionários para manutenção do padrão de excelência do Laboratório Municipal de Análises Clínica, o prefeito Caio Aoqui destacou os investimentos estruturais e a participação constante no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCC).

"Os profissionais participam mensalmente de ensaios de desempenho. A partir dos índices de acerto em testes às cegas, é possível ter uma noção da precisão dos resultados, assim como da eficiência das máquinas e do nosso pessoal. Visto que, eles já acertaram 100% das leituras em mais de uma ocasião, e mantém médias acima de 98%", comenta o prefeito.

Para ser atendido no Laboratório Municipal é necessário encaminhamento do SUS. A unidade abre de segunda a sexta, e fica na rua Tupinambaranas, 1050.
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM