23 de Outubro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Municípios do interior paulista esperam avançar para fase verde do plano de flexibilização

O que já é praticamente certo, é que a Capital Paulista vai evoluir para a "Fase Verde"

No interior paulista, alguns municípios têm a expectativa de avançar para a fase verde do plano de flexibilização. E, com a aproximação do feriado, a Baixada Santista já está com quase 50% de ocupação na rede hoteleira. As prefeituras prometem reforçar a fiscalização.

O que já é praticamente certo, é que a Capital Paulista vai evoluir para a "Fase Verde". De acordo com o R7, a passagem da capital paulista para a Fase 4-Verde do Plano São Paulo, após 90 dias de classificação na Fase 3-Amarela será anunciada pelo governo estadual em entrevista coletiva marcada para o início da tarde desta sexta-feira (9).

A mudança vem acompanhada de uma nova forma de contabilizar o número de internações por covid-19 na cidade. As internações de pessoas que vieram de fora da cidade não vão mais contar como parte dos números paulistanos. Com a filtragem dos dados, as internações passam a ser registradas pelo domicílio do paciente. A prefeitura reclamava há meses que essas internações inflavam os dados da cidade.

Cerca de 17% das internações da cidade de São Paulo são de pessoas que não residem na capital, de acordo com dados fornecidos pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Atualmente, a capital apresenta baixos índices de internação: 37% em UTI e 40% em leitos de enfermaria.

Integrantes do comitê de saúde criado pelo governo se mostraram receosos com a mudança sob alegação de que teremos feriados nas próximas semanas e que isso poderia incentivar a população a levar menos a sério os protocolos preventivos, como evitar aglomeração.

Na prática, na capital, a mudança para a Fase 3-Verde vai impactar diretamente o setor da cultura, que ainda permanecem fechado. Os protocolos para a reabertura de cinemas e museus, por exemplo, já foram assinados. A data para a reabertura no setor cultural ainda está em debate.
Redação TupaCity
+ VEJA TAMBÉM