28 de Novembro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Novembro Azul: unidades de saúde atenderão em horário estendido

Campanha terá ações nas 16 unidades do município



A Secretaria de Saúde de Tupã prepara ações para o Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata. Como parte da programação, todas as 16 unidades de saúde do município permanecerão com horários estendidos neste mês em virtude da campanha. O paciente que desejar a consulta deve agendar o atendimento por telefone ou de forma presencial nas próprias unidades. 

Nos distritos (Parnaso, Universo e Varpa), o horário estendido será das 16h às 20h, e no município das 17h às 21h. Segundo a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Mariana Parra, os dias de atendimento ampliado dependerão da demanda agendada e as consultas não se restringem apenas ao novo horário. 

"As ações do Novembro Azul funcionam o dia todo, o horário estendido é realizado como uma alternativa aos homens que trabalham e não conseguem essa assistência durante o período diurno", confirmou a coordenadora.

Durante os atendimentos haverá avaliação da pressão arterial, peso e altura; cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); atualização da carteira de vacinação; avaliação odontológica; solicitação de exames para detecção precoce do câncer de próstata, como o antígeno prostático específico (PSA); além da avaliação clínica do médico e exames de detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis.

Ainda conforme Mariana Parra, a secretaria decidiu estender a campanha do Outubro Verde, e também serão realizados exames para detecção de sífilis, em parceria com o Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã. 

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, campanhas como o Novembro Azul são importantes para ligar um sinal de alerta nos homens. "Essas iniciativas são muito interessantes para conscientizar a população, que ela deve procurar a saúde. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, por isso é recomendável a procura médica a partir dos 40 anos".
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM