02 de Junho de 2020
14º/27º
NOTÍCIAS » SAÚDE

População deve manter cartão de vacina atualizado

Imunização é gratuita e pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde

A vacina é a forma mais eficaz de proteger o corpo de várias infecções. Por isso, a Prefeitura de Tupã orienta a população para manterem as cadernetas de vacinação atualizadas. As doses aplicadas são gratuitas e estão disponíveis em todas as salas de vacinação do município.

De acordo com a enfermeira de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, existem 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e todas são oferecidas pela rede municipal. Ela também destacou a importância de manter a caderneta de vacina atualizada.

"As vacinas são grandes aliadas na defesa do organismo contra vírus e bactérias, evitando doenças como sarampo, tuberculose, meningites e várias outras. A população deve comparecer nas Unidades Básicas de Saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais avaliem se falta alguma vacina para completar o esquema vacinal”, disse.

O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, enfatizou que o objetivo é aumentar as coberturas vacinais para manter controladas ou erradicadas doenças que podem ser prevenidas. Ele acrescentou que o país teve um surto de sarampo em 2019 e isto reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.

"O ditado popular ‘melhor prevenir do que remediar’ se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da imunização massiva da população. Portanto, atualizar a caderneta de vacinação é fundamental para que elas não voltem a assombrar a população”, disse.

População deve manter cartão de vacina atualizado
População deve manter cartão de vacina atualizado


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM