29 de Maio de 2020
10º/25º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Prefeitura e Sabesp realizam desinfecção em combate ao novo coronavírus

Ao todo, 32 locais de serviço de saúde serão desinfectados

Os serviços de desinfecção dos espaços de serviços de saúde tiveram início na manhã de ontem (26), alcançando 16 locais. Os trabalhos terão continuidade na próxima semana, abrangendo as 15 Unidades de Saúde e a Farmácia Municipal. O intuito destas ações é coibir a contaminação do Coronavírus (Covid-19) em locais com circulação de pessoas que componham o grupo de risco do vírus.

Estas ações são realizadas pela Prefeitura de Tupã, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, juntamente com a Sabesp. A parceria foi firmada em uma reunião realizada na última terça-feira (24), e contribui para as estratégias de combate ao novo vírus.

De acordo com a Diretora do Setor de Vigilância Epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, os trabalhos se estenderão até atingir todos os locais de serviço de saúde, podendo durar até sexta-feira da próxima semana ou ser prorrogado, se necessário. Joselaine ressaltou que a ação é fundamental para evitar o contágio em pessoas já doentes ou do grupo de risco que buscam atendimento de saúde.

"Para estas realizações, a Prefeitura oferece os EPIs e a equipe de funcionários que fará aplicação dos produtos; enquanto a Sabesp fornece a água, os produtos que serão usados e um caminhão pipa. Esse trabalho começou às 6h de ontem, e em apenas 5 horas, passou por 16 locais, aproveitando a luz do sol e o tempo favorável”, informou.

O responsável pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e pelos serviços de desinfecção, Robison Luis, afirma que a equipe é formada por cinco pessoas, sendo três servidores da Prefeitura e dois da Sabesp.

"Na manhã de ontem, os serviços de desinfecção foram realizados na Santa Casa, UPA, Casa da Criança, Laboratório Municipal, Pátio do Setor de Transporte Municipal, Sede da DRS, AME, Hospital São Francisco, Vila Dignidade, Laboratório Zimerman, Laboratório Unimed, Ambulatório IST, Casa Emanuel, Casa dos Velhos, Velório São Vicente e sede da Secretaria Municipal de Saúde”, disse.

Segundo Robison, estavam previstos apenas sete locais para desinfecção no primeiro dia de ação. Porém, a equipe conseguiu atender outros nove. Ele ainda destacou a importância deste ato junto à Sabesp, visto que "é uma forma de proteger ainda mais a população, especialmente o grupo de risco, e manter locais que oferecem atendimento de saúde limpos e desinfectados”.
Robison ainda destacou que está prevista a desinfecção de 32 locais de serviço de saúde, tanto no município, quanto nos distritos. "Na próxima semana, os seguintes locais receberão a desinfecção: Farmácia Municipal; e as 15 Unidades de Saúde, sendo 9 USFs e 3 UBSs no município, além de mais 3 USFs nos distritos” , comentou.

Já Eudóxio Aparecido Ribeiro Blanco, gerente divisional da Sabesp de Tupã, explicou que os trabalhos da próxima semana ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, se necessário. Ele ainda explicou a respeito do produto que será aplicado junto à água para promover a desinfecção. "Aplicamos uma dose de 25 PPM de hipoclorito de sódio, que é suficiente para matar o vírus”, explicou.

O prefeito Caio Aoqui destacou que estas medidas seguem as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que complementam as medidas adotadas pelo município, especialmente quanto aos atendimentos da saúde.

"Sabemos da importância de tomarmos decisões estratégicas em momentos como este; por isso, firmamos esta parceria. Agradeço à Sabesp, pois estas ações são complementares às medidas adotadas anteriormente pela Prefeitura. Peço a colaboração e compreensão da população quanto ao cumprimento de medidas e recomendações de especialistas. Se todos fizerem sua parte, em breve retornaremos às normalidades”, enfatizou.



Medidas recentes de prevenção ao novo Coronavírus

Além das medidas adotadas por meio dos decretos nº 8.727, 8.728 e 8.730, a Prefeitura recentemente realizou várias ações para intensificar a prevenção ao novo vírus. Entre elas estão: início da desinfecção em locais de serviços de saúde, investimento de R$200 mil em EPIs para servidores da Secretaria Municipal de Saúde, e antecipação de R$300 mil em repasses para a Santa Casa.

O prefeito Caio Aoqui comentou a necessidade de apoiar e realizar ações voltadas à Saúde, buscando proteger os tupãenses. E destacou que todas as decisões passam por reuniões com secretários; e são embasadas em diretrizes federais, estaduais, além das recomendações de especialistas.

"Procuramos adotar medidas que tenham um grande impacto no combate ao novo vírus; sempre respeitando as recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Buscamos não bloquear estradas e rodovias, apenas aderimos medidas estratégicas e graduais para a prevenção ao novo vírus”, salientou.

Caio ainda destacou algumas das medidas e a preocupação com a estrutura para atendimento de possíveis futuros casos do novo Coronavírus em Tupã. Ele ainda salientou que as medidas visam o bem-estar da comunidade como um todo, e que no momento são formas eficazes de prevenir o novo vírus.

"Os resultados de nossas medidas, aliadas à colaboração da população vemos nos números: de 9 casos notificados em nossa cidade, dois resultaram negativo e sete permanecem aguardando resultado. Também verificamos a estrutura da Santa Casa e das Unidades de Saúde, para termos certeza que podemos atender possíveis futuros casos do novo vírus”, concluiu.



Assessoria
+ VEJA TAMBÉM