10 de Maio de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Saúde agenda segunda dose da Oxford para mais três grupos prioritários

Agentes funerários, profissionais da saúde e de residências terapêuticas devem concluir esquema vacinal nesta quarta-feira (5).

Os trabalhadores da saúde e profissionais de residências terapêuticas vacinados contra a covid-19 entre os dias 9 e 11 de fevereiro deverão concluir o esquema vacinal nesta quarta-feira (5). A nova data de aplicação da segunda dose também é voltada aos agentes funerários.

A conclusão do esquema vacinal ocorrerá das 8h às 16h, sem pausa para almoço, na tenda instalada no pátio da antiga FEPASA. Assim como para os demais grupos, é possível participar sem carro, a única obrigatoriedade é apresentar o CPF e o comprovante de recebimento da primeira dose.

"Este grupo prioritário teve mais de uma oportunidade para receber a primeira dose. Por isso, é muito importante apresentar a carteirinha da campanha, confirmando a data da primeira aplicação", explicou a enfermeira e diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Ao receber a primeira dose da vacina, todos levam para casa uma carteirinha específica da campanha estadual contra a covid-19. Com base no dia registrado, o próprio munícipe pode estimar quando será o retorno para conclusão do ciclo de imunização.

A Oxford/AstraZeneca é produzida no Brasil pela Fundação Fiocruz e o intervalo recomendado entre as doses é de três meses. O secretário de Saúde, dr. Miguel ngelo de Marchi, ressaltou os resultados positivos dessa vacina, quando a pessoa não deixa de tomar as duas doses.

"Segundo os ensaios clínicos, a primeira dose tem 76% de eficácia na proteção, e com o reforço, a pessoa fica ainda mais protegida, pois atinge 82%. Então, não se esqueça de tomar as duas doses. Deixe o comprovante em um local visível e marque em sua agenda a data aproximada de retorno".
A estimativa de volta para a segunda dose varia de imunizante para imunizante. Sendo até 90 dias para a Oxford/AstraZeneca, e de 21 a 28 dias para a Coronavac/Butantan.


Prefeitura
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM