23 de Outubro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Saúde amplia busca ativa por sintomáticos respiratórios para diagnóstico precoce de tuberculose

Equipes percorreram alguns pontos da cidade e orientou moradores sobre a doença

As equipes de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde Dr. Walter Pimentel ampliaram as ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios, com o objetivo de identificar a tuberculose nos estágios iniciais para garantir o tratamento precoce da doença.

Alguns pontos da cidade foram percorridos e a população foi orientada sobre a doença e os mecanismos de transmissão e sintomas. Além disso, as equipes realizaram exames nos munícipes que apresentaram sintomas.

Segundo a Prefeitura de Tupã, o público-alvo da busca são pessoas que se queixam de tosse por 3 semanas ou mais; e mediante apresentação destes sintomas, já colher o exame de baciloscopia de escarro - BK, para diagnóstico rápido.

A campanha normalmente ocorre em março e setembro, porém o munícipe que tiver queixa de tosse, emagrecimento e febre, deve procurar uma unidade de saúde para realizar avaliação e exame de BK em qualquer período do ano.

Ao todo, já foram abordadas mais de 50 pessoas; destas, 18 eram sintomáticas respiratórias (tinham tosse por mais de 3 semanas). Dos sintomáticos, 15 colheram exame no momento da identificação e as amostras já foram encaminhadas para o Laboratório Municipal, e 3 não conseguiram colher e farão consultas para avaliação.


Assessoria da Prefeitura de Tupã
+ VEJA TAMBÉM