03 de Outubro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Saúde inicia 2ª fase da busca ativa de casos de tuberculose

Campanha, desencadeada pelo Governo do Estado, segue até dia 26 de setembro



A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Saúde, iniciou na segunda-feira (12) a 2ª fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios. As ações seguem até o dia 26 de setembro e pretendem mobilizar as equipes de saúde e a população para identificar e investigar de maneira precoce os casos de tuberculose.

Durante este período, os profissionais da saúde realizarão ações em todas as oportunidades durante a assistência (consultas médicas, enfermagem e odontológica, pré e pós-consulta, salas de vacinas, acolhimento, visitas domiciliares, em espaços coletivos como escolas, empresas, asilos, hospitais, entre outros). 

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, a tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmissível e grave. Ela afeta prioritariamente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos. Sua transmissão ocorre via aérea, de um indivíduo para o outro, através de uma fala, espirro ou tosse. 

"O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Mas ela também pode apresentar outros sintomas como febre vespertina (período da tarde), emagrecimento, sudorese noturna, cansaço e fadiga. Por isso, é sempre importante estar atento", explicou o secretário.

Pessoas com tosse há mais de três semanas (duas semanas para institucionalizados) devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou as Unidades Saúde da Família (USFs) para a coleta do exame, conforme explica a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri. 

"Identificar a doença de forma precoce e logo iniciar o tratamento contribui para a redução do contágio e dos índices de mortalidade. Então, se estiver com algum dos sintomas, não deixe de realizar os exames", afirmou Juliana Yuri. 

Em caso de suspeita da doença, procure alguma das unidades básicas de saúde do município. O teste é rápido, de graça e seguro. Somente no Brasil, em 2021, foram registrados 68.271 novos casos de tuberculose.
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM