03 de Outubro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Tupã convoca população para Campanha de Multivacinação

Atualização da caderneta de vacina mantém diversas doenças erradicadas



As vacinas protegem contra inúmeras doenças. No Brasil, a vacinação eliminou a poliomielite, a rubéola e o tétano neonatal, doenças que deixam sequelas irreversíveis. Por isso, a população precisa levar os filhos menores de 15 anos para atualizar a Caderneta de Vacinação e imunizar crianças com menos de 5 anos contra a paralisia infantil. 

A Campanha Nacional de Multivacinação continua até 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, em todas as unidades de saúde do município; nos distritos, o atendimento se encerra às 16h. Para participar é necessário apresentar o CPF, RG e a caderneta de vacina.

A chefe de setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, destaca que o município atingiu apenas 20,30% da cobertura vacinal esperada para o público alvo de 1 a 4 anos completos. "Nossa estimativa é imunizar 2.773 pessoas, mas só aplicamos 563 doses até o momento. Se tivermos uma baixa cobertura vacinal, algumas doenças erradicadas podem voltar".

No caso das crianças e adolescentes até 15 anos, a ação visa identificar se o indivíduo recebeu 18 diferentes tipos de vacina obrigatórias no calendário vacinal, como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras.

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, o município segue o PNI (Plano Nacional de Imunizações), que determina quais imunizantes as crianças e os adolescentes precisam. "Atualizar a caderneta de vacinação é a essencial para manter o Brasil livre de uma série de doenças. Por meio deste calendário é possível acompanhar quais doses já foram aplicadas e aquelas que ainda faltam, de acordo com a faixa etária".

Confira a lista completa de vacinas disponíveis: 

BCG
Hepatite A
Hepatite B
Penta (DTP/Hib/Hep. B)
Pneumocócica 10 valente
Vacina Inativada Poliomielite (VIP)
Vacina Oral Poliomielite (VOP)
Vacina Rotavírus Humano (VRH)
Meningocócica C (conjugada)
Febre amarela
Tríplice viral
Tetraviral
DTP (tríplice bacteriana)
Varicela
HPV quadrivalente
dT (dupla adulto)
dTpa (DTP adulto)
Menigocócica ACWY
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM