12 de Julho de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Tupã estabelece protocolo para testes de coronavírus de farmácia

Resultados positivos deverão ser notificados à Secretaria Municipal de Saúde.

As farmácias e drogarias de Tupã que oferecerem testagem para diagnóstico de coronavírus (Covid-19) deverão seguir um protocolo municipal de segurança, para que a notificação de casos confirmados continue a respeitar a conduta epidemiológica e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marqui, as farmácias receberam autorização do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vender testes rápidos, que devem ser realizados no próprio estabelecimento por um profissional capacitado.

"O resultado dos exames feitos no Laboratório Municipal e nos particulares é obrigatoriamente comunicado às autoridades de saúde. Sendo assim, os farmacêuticos que decidirem oferecer testes, deverão notificar os casos para nós, para cumprimento das diretrizes. Se não houver esse comprometimento, vamos perder o controle da quantidade de infectados pela doença”, afirmou o médico e secretário.

Vale ressaltar que os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar os testes rápidos. Miguel explicou também que os testes em estabelecimentos locais, feitos em pessoas de outros municípios, também devem ser reportados. "A Secretaria de Saúde encaminhará a notificação para a cidade de origem da pessoa infectada. Para que, assim como em Tupã, os infectados sejam monitorados”, informou.

De acordo com o secretário, os testes em farmácias e drogarias não precisam de encaminhamento médico. No entanto, a população precisa estar consciente que os resultados podem falhar, tanto pelo tipo de exame, quanto pelo dia em que a coleta de amostra foi feita.

Para que esta testagem seja segura, os farmacêuticos devem cumprir as regras de prevenção às contaminações. Se houver confirmação da doença, a Secretaria de Saúde estabelecerá data para um novo teste de confirmação do diagnóstico.

A Vigilância Epidemiológica de Tupã já recebeu uma relação de resultados de análises feitas por farmacêuticos, mantendo o compromisso assumido desde o início da pandemia com a transparência nos dados.

O prefeito, Caio Aoqui, pontuou que a notificação adequada dos casos auxiliará na elaboração de políticas públicas eficazes contra o coronavírus no município. Caio pede que a população interessada nos testes consulte no site da Anvisa quais tem qualidade e confiabilidade reconhecidas pelo órgão.


Se houver confirmação da doença, a Secretaria de Saúde estabelecerá data para um novo teste de confirmação do diagnóstico.
Se houver confirmação da doença, a Secretaria de Saúde estabelecerá data para um novo teste de confirmação do diagnóstico.


Assessoria de Imprensa/Foto: Ilustrativa
+ VEJA TAMBÉM