05 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Tupã já faz vacinação contra meningite e infecções generalizadas

Campanha é voltada para adolescentes com idades entre 11 e 12 anos

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que adolescentes com idades entre 11 e 12 anos devem ir até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tomar a vacina Meningo ACWY, que protege contra a meningite e infecções generalizadas causadas por diversos tipos de bactéria meningococo.

As doses já estão disponíveis em todas as 15 salas de vacinação do Município, que atendem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h30 e na sexta-feira, das 7h30 às 16h. Para tomar a vacina é necessário apresentar a caderneta de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e CPF.

A população também deve utilizar máscaras e manter o distanciamento mínimo de 1,5m de outros indivíduos. Além disso, devido à pandemia do novo Coronavírus, as pessoas que apresentam quadros gripais devem ligar na unidade mais próxima e explicar a situação, para que as equipes de saúde agendem um dia e o munícipe seja imunizado.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, explicou que a vacinação do público alvo é fundamental para ampliar a cobertura vacinal e quebrar a cadeia de transmissibilidade da meningite. Segundo Juliana, a vacina continua sendo a forma mais eficaz de proteção contra doenças.

"A vacina é administrada em dose única e mesmo os jovens, que já foram protegidos pela vacina meningocócica C na primeira infância, devem ser imunizados. Por isso, pedimos para que os pais e responsáveis levem os adolescentes nas unidades de saúde para a imunização”, pediu.

Meningite

A meningite pode ser causada por vírus ou por bactérias, e é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença é grave e pode acometer pessoas de qualquer idade, porém tende a ser mais frequente em crianças menores de cinco anos.

Assessoria PMT
+ VEJA TAMBÉM