03 de Outubro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Tupã não recebeu as doses para ampliar vacinação contra a Covid-19 para maiores de 40 anos

O Ministério da Saúde liberou a quarta dose da vacina contra Covid-19 para maiores de 40 anos, entretanto, o município ainda não recebeu a vacina para este público.

Apesar de o Ministério da Saúde ter liberado a quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 para pessoas com mais de 40 anos nesta segunda-feira (20), a cidade de Tupã ainda não recebeu as doses para este público.

É por isso que a vacinação com a quarta dose contra a Covid-19 segue apenas para os maiores de 50 anos e profissionais da saúde. Assim que mais vacinas forem enviadas para a cidade, a campanha será ampliada.

Ainda não há previsão para a chegada das doses no município. "assim que o estado receber as doses, eles irão passar para a nossa regional e ai recebemos em Tupã. Então, precisamos esperar o Ministério encaminhar para a regional de saúde de Marília, para a gente fazer a solicitação da vacina", explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Tupã não recebeu as doses para ampliar vacinação contra a Covid-19 para maiores de 40 anos
Tupã não recebeu as doses para ampliar vacinação contra a Covid-19 para maiores de 40 anos


Vale destacar que a recomendação é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço.

Até agora, o ministério havia liberado essa dose apenas para pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.

Doses por grupo para qualquer uma das vacinas:

Maiores de 40 anos: quatro doses
12 a 39 anos: três doses
5 a 11 anos: duas doses

Sobre a inclusão da vacina contra Covid-19 no Programa Nacional de Imunizações (PNI), Arnaldo Medeiros disse que ainda não há previsão.

"Cremos que a vacinação contra a Covid entrará no PNI, é uma discussão que já estamos tendo, mas precisamos de mais clareza de qual seria o público-alvo de maneira mais concreta, qual será a posologia. Os estudos continuam, a discussão com especialistas continua, mas ainda não temos definição de quando ela será incorporada dentro do PNI", disse Medeiros.

A pasta também apresentou um balanço sobre a vacinação no país. Segundo o ministério, pessoas não vacinadas tiveram risco de ter Covid-19 grave ou ir a óbito de 6 a 9 vezes maior do que pessoas vacinadas durante os primeiros meses de 2022.

Vacinados com a Janssen

O ministério também liberou mais doses para quem tomou Janssen. As vacinas recomendadas para as doses de reforço são AstraZeneca, Pfizer ou Janssen:

18 a 39 anos: segundo reforço (terceira dose)
40 anos ou mais: terceiro reforço (quarta dose)
Redação TupãCity - Com informações de Portal G1
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM