09 de Dezembro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Tupã passa a realizar exame que verifica a vitalidade e a atividade cardíaca dos bebês

O exame de cardiotocografia, que era realizado apenas na Santa Casa, será oferecido no Centro de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um equipamento que realiza o exame de cardiotocografia (CTG), para monitoramento cardíaco da gestante e do bebê durante o pré-natal. Antes os atendimentos com o aparelho de CTG eram feitos apenas na Santa Casa.

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, o cardiotoco é voltado ao acompanhamento da frequência cardíaca de mães e bebês que estejam no anteparto, ou seja, a partir da 28ª semana gestacional. 

Tupã passa a realizar exame que verifica a vitalidade e a atividade cardíaca dos bebês (Foto/Reprodução)
Tupã passa a realizar exame que verifica a vitalidade e a atividade cardíaca dos bebês (Foto/Reprodução)



"Agora tanto grávida quanto médico do pré-natal terão mais tranquilidade para observar os parâmetros apresentados se algo está fora do esperado. Nossas equipes já estão atendendo os encaminhamentos para uso do cardiotocógrafo, que está na UBS dr. Walter Pimentel".

A pediatra Camila Carneiro Gonçalves explica ser possível examinar por meio de sensores as condições de saúde do neném antes do parto. Permitindo intervir, ainda na barriga, caso algo esteja atrapalhando a vitalidade da criança.

"Esse exame vem pra gente finalizar o pré-natal com chave de ouro. Por não ser invasivo, a mãe não tem dor, e rapidamente conseguimos ver se o feto está passando por algum sofrimento, ao avaliar, por exemplo, a oxigenação do sangue no útero da mulher", explica a médica. 

Tupã passa a realizar exame que verifica a vitalidade e a atividade cardíaca dos bebês (Foto/Prefeitura de Tupã)
Tupã passa a realizar exame que verifica a vitalidade e a atividade cardíaca dos bebês (Foto/Prefeitura de Tupã)


Segundo o prefeito Caio Aoqui, a meta é seguir investindo cada vez mais na assistência em saúde. "A gente continua estruturando, equipando os nossos serviços para proporcionar mais qualidade de vida à nossa população, em especial para nossas crianças. Ao investir na aquisição deste aparelho, Tupã torna-se um dos poucos municípios que dispõe dessa ferramenta na Atenção Básica".

A diretora de Departamento da Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, diz ainda que toda gestante assistida por uma UBS ou USF passará automaticamente pelo exame de cardiotocagrafia, conforme recomendação médica e a idade gestacional.  "Abaixo da 39ª semana, o agendamento deste método tem como prioridade as gravidezes de risco, e confere qualidade na assistência do pré-natal".
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM