25 de Setembro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Unidade de Hidratação já realizou quase 7 mil atendimentos

Balanço corresponde aos dois primeiros meses de funcionamento do setor

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou balanço das atividades realizadas pela Unidade de Hidratação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Formosa. Segundo apontamento, nos 2 primeiros meses após a criação da Unidade, 6.848 atendimentos foram prestados à população para dar suporte aos contaminados pelo mosquito transmissor da dengue.

Somente no mês de maio a Secretaria apontou 4.618 atendimentos, sendo eles 1.297 atendimentos médicos; 1.371 atendimentos de enfermagem; 537 notificações de casos; 728 coletas de exames laboratoriais e 685 aplicações de medicamentos em pacientes.



Em junho o levantamento aponta mais 2.230 atendimentos, sendo eles 579 atendimentos médicos; 706 atendimentos de enfermagem; 101 notificações de casos; 475 coletas de exames laboratoriais e 369 aplicações de medicamentos em pacientes.

Segundo a Pasta, a redução dos atendimentos é reflexo das demais ações realizadas para evitar o aumento de casos de dengue no município e que mostraram resultados positivos.

"A criação da Unidade de Hidratação foi uma estratégia para complementar os atendimentos de casos sintomáticos e confirmados de dengue. No local montamos uma estrutura específica para tratar dos pacientes, com ponto de hidratação com soro porque uma das principais complicações da infecção pelo vírus da dengue é a desidratação do organismo, causando à queda gradativa de plaquetas e à piora do quadro clínico do paciente. Chegando a hemorragias, redução de defesa por infecções ao choque, que podem levar ao óbito", explicou o titular da Saúde, dr. Miguel ngelo de Marchi.

A diretoria do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, ainda ressaltou que a escolha da UBS Formosa foi pela estrutura do prédio, que poderia comportar o maior número de pessoas para tratamento e atendimento médico especializado.

"Mesmo com a redução considerável dos casos de dengue, a Unidade segue atendendo de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h30, finalizando o plantão às 22h. Vale lembrar também que a criação da Unidade foi uma estratégia para ampliar os atendimentos já realizados nas Unidades de Saúde até as 17h. Agradeço a prefeito Caio Aoqui, ao vice Renan Pontelli e ao dr. Miguel por toda a parceria, iniciativa na criação da Unidade e valorização das equipes que estão trabalhando incansavelmente para ajudar nesse combate à dengue", agradeceu.
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM