08 de Março de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Unidades de saúde disponibilizam doses de vacina contra febre amarela

Todas as salas de vacinação do município estão abastecidas com a vacina contra a doença

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta toda a população sobre o possível aumento de casos de febre amarela durante o verão. Para isso, a Pasta responsável reforça a necessidade de cuidados dentro de casa para evitar que haja o surgimento de casos da doença no município.
Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua proliferação. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.
Para preservar a saúde da população, a enfermeira da Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, ressaltou que o sistema de Saúde do município mantém todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde abastecidas com a vacina contra a febre amarela.


A vacina contra a doença deve ser aplicada a partir dos 9 meses até os 59 anos e 11 meses de idade. Lembrando que pessoas com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas imunodeprimidas deverão se consultar com um médico antes de receberem a dose da vacina, disse.
As Unidades Básicas de Saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Paiaquás, 370 ou pelo telefone 3404-2200.
O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressaltou que as pessoas devem procurar as Unidades de Saúde respeitando todas as recomendações de distanciamento social para que os casos da COVID-19 não aumentem em nosso município.
É de extrema importância que as pessoas que não estão imunizadas contra a febre amarela atualizem suas carteiras vacinais. No entanto, é ainda mais importante termos em mente que o coronavírus também requer alerta por parte de todos. Por isso, pedimos a atenção da população que pretende se deslocar até a Unidade de Saúde mais próxima, enfatizou.
O secretário ainda enfatizou que a recomendação para a imunização contra a febre amarela é de duas doses, sendo a primeira aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Pessoas que já possuem duas doses registradas no cartão não precisam receber doses adicionais, pois já são consideradas adequadamente imunizadas. Já as pessoas acima de cinco anos que possuem apenas uma dose, devem receber o reforço somente após dez anos ou mais da primeira, explicou.
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM