07 de Junho de 2020
16º/24º
NOTÍCIAS » SAÚDE

UPA recebe doação de mais de 2.500 EPIs para combate ao Coronavírus

Lions Club, Unesp e IFSP apoiam as equipes que atuam na linha de frente da pandemia

Os profissionais de Saúde da Prefeitura de Tupã, que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), receberam doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para preservação da segurança e da boa atuação no combate ao Coronavírus (Covid-19).

De acordo a enfermeira coordenadora da UPA, Erika Doreto Blaques, foram doadas 250 máscaras descartáveis pelo Lions Clube de Tupã; 28 protetores faciais confeccionados a partir da tecnologia de impressão 3D dos campi de Tupã da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); e por doação anônima, 1.200 sapatilhas modelo propé e 1.100 toucas descartáveis.

"Os EPIs doados serão usados pelas equipes da UPA. Os protetores de calçados, conhecidos como sapatilhas propés, são utilizados pelos profissionais que atendem em sala privativa aos pacientes com síndrome respiratória”, informou Erika.
O Coronavírus (Covid-19) pode provocar danos ao sistema respiratório, por isso é crucial que os funcionários estejam equipados adequadamente ao atender quadros com esse sintoma.

Conforme o professor da Unesp, Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, os protetores faciais desenvolvidos em parceria com o IFSP, teve apoio inicial da Prefeitura de Tupã, eles contam com uma vaquinha on-line e doações externas. Até o momento, as doações beneficiaram os batalhões da Polícia Civil e Militar, Bombeiros e Santa Casa de Tupã, além dos servidores da Coleta Seletiva do município.

Ele informou também que o modelo escolhido para os protetores faciais desenvolvidos pelas instituições de ensino foi planejado para atender às demandas das equipes de saúde.

"Estamos fabricando protetores faciais conforme resolução e normas da ANVISA e normas da ABNT, que são usados prioritariamente por profissionais da área da saúde que atendem pessoas suspeitas ou confirmadas com Coronavírus”, explicou Paulo.

O prefeito de Tupã, Caio Aoqui, cumprimentou as instituições doadoras e o doador anônimo pela iniciativa. "Ações como essas são muito importantes para aqueles que lidam frequentemente com pacientes suspeitos do novo vírus. Manter nossos profissionais protegidos é essencial. São eles que fazem os diagnósticos, os encaminhamentos corretos e as orientações para a população, não só do Coronavírus”, afirmou Caio.

A Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Tupã agradecem por todas as doações recebidas até o momento. "Todo cuidado é necessário, e toda doação é muito mais que bem-vinda. Pois, é de extrema importância zelar pelos nossos profissionais da área da saúde que não medem esforços na hora de salvar vidas”, finalizou a enfermeira Erika.


Lions Club, Unesp e IFSP apoiam as equipes que atuam na linha de frente da pandemia.


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM