07 de Dezembro de 2022
20º/30º
Notícias - Tecnologia

WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos

O app foi descontinuado para versões do sistema lançadas antes de 2012

A partir desta segunda-feira (1º), donos de celulares antigos não poderão mais usar o WhatsApp. O aplicativo de mensagens foi descontinuado para versões do sistema, elaborado pela Google, lançadas antes de 2012. Para usuários da Apple, o aplicativo deixará de rodar em celulares anteriores ao iOS 10.

No caso do Android, a mudança atinge celulares com a versão 4.0.4 e anteriores. Chamada de Ice Cream Sandwich, a versão foi liberada pela Google em dezembro de 2011. O sistema foi sucedido pelo Android 4.1, conhecido como Jelly Bean, em julho de 2012.

Com a mudança, os usuários deverão atualizar o celular. Caso o aparelho não seja mais compatível com o sistema operacional, será necessário fazer o backup da conta do WhatsApp, para salvar contatos e mensagens, e transferir a conta para um aparelho mais moderno.

Segundo o WhatsApp, a mudança atinge um número pequeno de pessoas, mas o percentual de usuários do aplicativo com esses sistemas não foi informado. A companhia assegurou que todos os donos de celulares afetados pela mudança foram avisados.

Ainda de acordo com o Whatsapp, o aplicativo foi interrompido nos aparelhos mais antigos porque os sistemas defasados não garantiriam mais que o programa continuasse a funcionar normalmente e com segurança.

O dono do celular tem como saber qual versão usa. No sistema iOS, basta abrir o menu "Ajustes" e clicar em "Geral" e, em seguida, em "Sobre". No Android, o procedimento varia conforme o fabricante. Geralmente, o usuário deve clicar em "Configurações", em "Sistema" ou "Sobre o telefone", em "Informações do software" ou "Sobre o dispositivo" e localizar o campo "Versão Android".
Agência Brasil
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM

Instagram apresenta instabilidade na manhã desta terça-feira

Usuários relataram dificuldades de acesso pouco antes das 8h. Neste horário, o site Downdetector havia registrado 69 reclamações relativas à dificuldade de acesso - nos Estados Unidos, já eram 398 registros.

WhatsApp cria atalho para você conversar com si mesmo; veja como usar

Prática é uma opção para quem precisa salvar lembretes, listas de tarefas ou outras anotações em um lugar de fácil acesso. Antes da atualização, era preciso criar um grupo e remover os outros contatos ou salvar o próprio número no celular.

WhatsApp começa a permitir 'saída silenciosa' de grupos

Novo recurso permite que apenas os administradores recebam notificação da saída. Também será possível esconder o 'online' ao abrir o aplicativo.

Orkut de volta? Fundador reativa site e diz que está construindo algo novo: 'Vejo vocês em breve'

Rede social foi sucesso nos anos 2000 e conquistou 300 milhões de usuários ao redor do mundo. Anúncio foi feito dois dias após compra do Twitter por Elon Musk.

Dois anos após "1ª foto", buraco negro M87 mostra detalhes em nova imagem

Os dados foram obtidos por 760 cientistas e engenheiros de quase 200 instituições em 32 países ou regiões. As observações ocorreram entre o final de março e meados de abril de 2017.

Primeiras imagens da 'teia cósmica' revelam galáxias anãs escondidas

Sistemas foram observados com o telescópio óptico mais avançado do mundo; infinidade de galáxias estavam escondidas nas profundezas do universo.

- Veja a lista completa