03 de Dezembro de 2020
20º/30º
ENTRETENIMENTO » VÍDEOS

Podas de árvores: você sabe como é a poda adequada e sem prejudicar o meio ambiente?

"A poda feita de forma incorreta pode prejudicar a planta, comprometendo sua regeneração, o que pode ocasionar até sua queda e vários problemas para a cidade”, explica o engenheiro agrônomo.

Conforme noticiado pelo TupãCity nesta segunda-feira (26), servidores municipais participaram de uma capacitação sobre a poda de árvores, de acordo com as normas prevista na Lei Municipal 4.638 de 2013.

A equipe de reportagem do TupãCity foi até o local da capacitação e conversou sobre a prática da poda com o instrutor do Senar e engenheiro agrônomo, Julio Cezar, que explicou a importância da poda feita de forma segura e correta.

Podar uma planta nem sempre está relacionado à más intenções, na maioria das vezes, este é um trabalho necessário para prevenção de doenças e fortalecimento da árvore. "A poda feita de forma incorreta pode prejudicar a árvore, comprometendo a regeneração da árvore, o que pode ocasionar até a queda da planta e vários problemas para a cidade”, disse.

"A capacitação que ocorreu nesta semana trata justamente da poda correta, dentro das normas, e sem prejudicar o meio ambiente”, conta o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Tupã, Jorge Gonçalves.

Já em relação a fiscalização da poda incorreta o fiscal ambiental da Prefeitura, Gilberto Santos, explica que faz um trabalho voltado para a orientação das pessoas.

"Todas as pessoas podem denunciar a poda incorreta por meio dos telefones da ouvidoria da prefeitura. Fazemos um trabalho educativo, e caso, continue ocorrendo a poda incorreta aplicamos a multa e autuação”, disse.

Cursos Sindicato Rural

O Sindicato Rural oferece diversos cursos gratuitos para o mês de novembro, sendo nas áreas de: Fossa Séptica, artesanato em madeira, processamento de mandioca, processamento de melaço, fruticultura-implantação, operação de tratores, processamento de leite, artesanato em sementes, fruticultura-poda, orquídea.

As pessoas podem se inscrever no Sindicato Rural de Tupã, localizado na rua Duque de Caxias, 7. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3441-2753.

Assista a entrevista completa abaixo:

Redação TupãCity
+ VEJA TAMBÉM